Delegação paulista, o TIMESP, embarca no dia 02/04 para a Sérvia em busca de medalhas e inspiração no evento que já revelou grandes nomes do esporte brasileiro.
São Paulo se prepara para um momento histórico no esporte escolar! Com um total de 71 integrantes, entre atletas, técnicos, árbitros e equipe médica, o Estado comporá a Delegação Brasileira, capitaneada pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) que embarcará para a cidade de Zlatibor/Sérvia, no dia 02 de abril (terça-feira) para participar do Mundial Gymnasiade 2025.
No total a delegação esta composta por 350 estudantes, equipe técnica, e de apoio para mais uma vez realizar uma linda campanha brasileira no desporto escolar, reforçando nossa força no cenário esportivo mundial.
Os jovens talentos paulitas, conhecidos como TIMESP, vestirão a camisa verde e amarela neste evento que é comparado às Olimpíadas no nível juvenil, palco onde grandes nomes do esporte brasileiro e mundial trilharam seus primeiros passos. O embarque da delegação acontecerá no dia 02de abril no aeroporto internacional de Guarulhos.
Os atletas escolares conquistaram suas vagas após brilharem nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) e no JEESP, promovido pela Secretaria Estadual de Esportes e executado pela Fedeesp. Eles representarão o Brasil em 15 modalidades, incluindo 4 do paradesporto: basquete 3x3, atletismo, badminton, boxe, esgrima, ginástica artística, judô, karatê, natação, para atletismo, para natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco e wrestling.
“Temos plena certeza de que nossos estudantes voltarão não apenas com medalhas no peito mas, ainda mais motivados a seguir no esporte e com muitas boas vivências a serem compartilhadas. São adolescentes, muitos deles realizando sua primeira viagem internacional e, isso só nos alegra em sabermos que somos uma entidade que proporciona muito mais do que valores através do esporte mas, a chance de realização de sonhos”, disse William Salatti, presidente da Fedeesp.
O Mundial Gymnasiade, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), é um dos eventos mais importantes do calendário esportivo juvenil. Com a participação de atletas de 12 a 15 anos de todo o mundo, a competição é um celeiro de talentos e um trampolim para o sucesso no esporte de alto rendimento.
A ginasta Rebeca Andrade, um dos maiores nomes do esporte brasileiro, participou da Gymnasiade 2013, em Brasília, onde conquistou medalha de ouro no salto, prata no geral por equipes e bronze no individual geral. Assim como ela, diversos outros atletas de ponta do Brasil e do mundo passaram pelo evento promovido pela International School Sport Federation (ISF). Sua trajetória serve de inspiração para os jovens atletas paulistas que buscam seus próprios sonhos no Gymnasiade 2025.
A delegação brasileira tem se destacado no cenário mundial do desporto escolar, com conquistas expressivas nas últimas edições do Gymnasiade. Em 2022, na França, o Brasil ficou em segundo lugar geral com 126 medalhas. Já em 2023, no Rio de Janeiro, o país foi campeão geral com 282 medalhas, e no Bahrein, conquistou 163 medalhas.
A participação massiva de São Paulo no Mundial Gymnasiade 2025 em Zlatibor reforça o papel do estado como celeiro de talentos para o esporte brasileiro. Acreditamos que os jovens atletas paulistas, com sua garra e talento, farão história na Sérvia.
Siga nossas redes socais (@fedeesp.oficial) para mais informações e a evolução do Brasil e São Paulo no Mundial.
A lista completa da Delegação Brasileira você confere AQUI