A Fedeesp- Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo sai a frente mais uma vez criando mais um produto digital para debater e discutir o desporto escolar de São Paulo e do país, desta vez com um olhar voltado a gestão escolar e desportiva – o Extraordinários.
A ideia do programa é convidar gestores educacionais e esportivos para um bate-papo mediado pelo pelo presidente da Fedeesp, Cassio Fonseca, onde buscaremos soluções e, utilizaremos os exemplos de boas práticas como ações de impulsionamento para o desporto escolar do país.
O primeiro convidado do programa foi o vice presidente da ISF (Federação Internacional do Desporto Escolar) e, vice presidente da CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), Robson Aguiar.
Robson falou de sua trajetória enquanto gestor quando começou a atuar com esporte no desporto universitário tendo migrado para o escolar em 2002. A facilidade em falar mais de um idioma e, a capacidade de gerenciar equipes foi fundamental para o sucesso na mais importante entidade do desporto escolar do país: a CBDE.
Como destaque do programa foi falado da retomada do JEBs, megaevento esportivo escolar que acontecerá entre os dias 29 de outubro e 05 de novembro no Rio de Janeiro. A expectativa da CBDE é reunir mais de 7,5 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos para a disputa de 17 modalidades. “Poder realizar os JEB´s utilizando a estrutura olímpica do Rio 2016 é um ganho muito grande para o desporto escolar do pais, sem falar na garantia de participação de praticamente todos os estados brasileiros na competição”, afirmou.
O vice-presidente falou também da retomada dos campeonatos internacionais: “São quase 2 anos parados sem competições nacionais e internacionais. A ISF está organizando a retomada de 07 eventos internacionais como os Jogos Escolares Mundiais Sub 15 que será realizado na Sérvia. Também na Sérvia teremos os Jogos de Orientação. A novidade que chegará agora são os Jogos Universais dos professores, uma iniciativa muito bacana, para o final de outubro na Croácia, onde os técnicos professores serão os protagonistas. Não temos certeza se eles acontecerão, em função da pandemia, mas estamos ótimas, tendo em vista a diminuição de casos e o avanço da vacinação”, disse Robson.