Durante o Encontro de Mestres do mês de abril onde a Fedeesp recebeu os professores e técnicos Hairton Cabral, Edson Nascimento e Luiz Câmara um dos assuntos mais debatidos foi a importância da base na formação de futuros atletas do vôlei.
Na opinião dos participantes existem duas linhas muito importantes a serem consideradas: as escolas que estão focadas no desenvolvimento e aprendizado dos principais fundamentos do vôlei e, como consequência a detecção e encaminhamento de atletas para os clubes e, uma segunda que está mais focada em formar equipes para que sejam campeãs em alguma categoria sem tanto interesse no progresso do voleibol.
Para Edson Nascimento falta dedicação para o trabalho na escola no voleibol escolar. “Eu preciso conquistar o meu aluno, ele precisa ter vontade, prazer para jogar, porque é um esporte difícil por ser coletivo, onde o aluno precisa trabalhar inúmeras habilidades de convívio, parceria, equipe para não deixar a bola cair do meu lado dessa forma, a iniciação é uma fase importantíssima para que os atletas escolares possam ter uma melhor formação”, disse Edson.
Luiz Câmara destacou que o voleibol é uma das modalidades mais difíceis para se ensinar para uma criança: “ O vôlei é um esporte difícil para se ensinar para uma criança porém, tem um detalhe importante que é voltar no tempo no período em que a criança iniciou na escola e observar se ela teve orientações assertivas sobre fundamentos básicos como impulsão, coordenação, lateralidade porque a criança precisa ter esta base, saber o que é movimentação antes de ser iniciada em qualquer modalidade e, o professor de voleibol acima de tudo precisa ter paciência, entender a modalidade e ter ciência de que o resultado não será imediato, leva-se tempo para montar uma equipe de qualidade e bem formada”, afirmou Câmara.
O experiente técnico da seleção brasileira feminina Sub 20, Hairton Cabral relatou sobre a deficiência que alguns atletas da seleção apresentam por não terem tido um bom trabalho na base voltado para fundamentos: “ As vezes nos deparamos com atletas na seleção que tem uma dificuldade ou demandam mais tempo na evolução de uma determinada técnica porque falta um trabalho lá da base, do fundamento. O técnico de voleibol precisa entender o que acontece na preparação física da equipe. A base do vôlei é um trabalho de excelência da manchete e a busca por um bom toque e um saque de qualidade. Esses são os alicerces do voleibol, se o atleta não teve essa orientação lá atrás, a resposta no alto rendimento será prejudicada”, disse Hairton
Os mestres levantaram ainda temas como a importância do fundamento, ações pós e durante a pandemia e atletas escolares que se tornaram referência no voleibol brasileiro.
Esse bate papo completo você pode acompanhar clicando aqui live Edson Nascimento e Luiz Câmara e live Hairton Cabral.
E não esqueça de seguir nossas redes sociais no facebook e instagram (@FedeespOficial) e se inscrever em nosso canal no YouTube (Fedeesp Oficial)