No primeiro Papo de Professor de 2021 os esgrimistas Fernando Scavasin e Heitor Shimbo deram uma aula sobre iniciação à esgrima. Os dois comandam uma iniciativa muito bacana que é levar a prática da esgrima para as escolas através do Instituto Touché.
O projeto envolve uma metodologia de ensino planejada por Fernando e Heitor desde 2006 para ser aplicada em etapas até 2055 por meio de parcerias com escolas públicas e particulares (a Base Nacional Comum Curricular [BNCC] prevê aulas de lutas de longa distância, como a esgrima, na grade do ensino fundamental). A primeira e atual etapa contempla o ensino a crianças de 8 a 13 anos.
No bate papo com Alexandra Alves e Cassio Fonseca os esgrimistas falaram de suas rotinas de atletas e como encontraram alternativas para tornar a prática da esgrima mais próxima da população criando um método de criação do material feito com material reciclado. Uma garrafa pet de dois litros, duas esponjas multiuso de lavar louça, uma fita adesiva, um lápis (ou caneta), 15 folhas de papel (A4 ou caderno) e lápis de cor (tinta guache ou caneta de colorir) e, os alunos tem o seu florete para iniciar as aulas.
“Chegamos a um modelo que funciona para a criança fazer a esgrima em casa com outra criança ou com os pais. O florete com garrafa pet e esponja não machuca e tem um tamanho que permite jogar nesse espaço de três metros por um metro, que pode ser, por exemplo, o corredor de uma sala”, disse Fernando.
Para assistir como foi esse bate-papo, basta clicar aqui