A edição 2022 do Jeesp voltou. A partir de amanhã (06/06) o Centro Paralímpico Brasileiro receberá os paratletas escolares entre 11 e 17 anos de idade do estado de São Paulo que irão disputar uma vaga para fazer parte da delegação paulista que disputará as Paralímpiadas Escolares evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.
A competição acontecerá entre os dias 06 e 15 de junho e tem por objetivo estimular a participação dos estudantes com Deficiência Física, Visual e Intelectual em atividades esportivas.
O Jeesp inclui 32 modalidades para os segmentos convencional e do paradesporto (paralímpico) entre elas: Atletismo, Atletismo Paralímpico, Badminton, Basquete 3×3 em cadeira de rodas, Basquetebol, Bocha Paralímpica, Ciclismo, Damas, Futebol de 5 Paralímpico, Futebol de 7 Paralímpico, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Goalball Paralímpico, Halterofilismo Paralímpico, Handebol, Judô, Judô Paralímpico, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Natação Paralímpica, Parabadminton, Parataekwondo, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa Paralímpico, Tênis em cadeira de rodas, Vôlei de Praia, Voleibol, Voleibol sentado e Xadrez.
“Iniciar o ano de 2022 com a maior competição do desporto escolar brasileiro é sem sombra de dúvidas o anúncio do crescimento e retomada do desporto escolar paulista que tem sido referência para o país. O Jeesp é a seletiva paulista para o JEBs e para os Jogos da Juventude. A parceria de sucesso com a FEDEESP rendeu frutos, com a participação de 141 atletas oriundos do JEESP 2021 na Gymnasiade na Normandia em maio de 2022 e, temos a certeza de que este ano será ainda mais promissor”, disse Cássio Roberto, presidente da Fedeesp.
A competição, organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD) tem a execução da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo.