A conquista de medalhas brasileiras em Paris reacende a chama do esporte nas escolas da capital, com projetos como as XVI Olimpíadas Estudantis e XIII Interceus.
O brilho das Olimpíadas de Paris ecoa além das fronteiras francesas. A conquista de medalhas pelo Brasil reacendeu a chama do esporte no país, e em especial em São Paulo. A capital paulista, conhecida por sua paixão pelo esporte, celebra o sucesso de seus atletas e investe em projetos que incentivam a prática esportiva desde a base, como as XVI Olimpíadas Estudantis e XIII Interceus.
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP), o evento reúne mais de 200 mil estudantes em diversas modalidades esportivas, como atletismo, judô, ginástica e natação. A iniciativa busca promover a prática esportiva, a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Presente nas finais municipais do judô, o Coordenador de Lutas da Fedeesp e também medalhista olímpico, Douglas Vieira, destacou a importância dos campeonatos escolares para o futuro do esporte brasileiro: “É nesses campeonatos que encontramos os futuros campeões. Ver a garotada se dedicando e buscando seus objetivos me enche de orgulho. Os campeonatos escolares são fundamentais para o incentivo, desenvolvimento e fortalecimento do esporte em nosso país.”
Assim como Douglas Vieira, outros atletas olímpicos já passaram pelos campeonatos escolares promovidos pela Fedeesp. Lucas Carvalho, atleta olimpíco do atletismo, foi aluno da EMEF Jardim da Conquista e participou das Olimpíadas Estudantis em 2008. Ginastas como Rebeca Andrade e Artur Nory (que estiveram na Gymnasiade), o judoca William Lima (Gymnasiade e Circuitos Fedeesp de Judô) e a handebolista Kelly Rosa (Jeesp e Mundial Escolar) também iniciaram suas trajetórias nas competições escolares.
As Olimpíadas de Paris servem como inspiração para milhares de jovens atletas brasileiros. Ao verem seus ídolos conquistarem medalhas, eles sonham em seguir seus passos. Os campeonatos escolares, como as XVI Olimpíadas Estudantis, os XIII Interceus, Jeesp, Circuitos Esportivos Escolares oferecem a oportunidade para que esses sonhos se tornem realidade.