A edição 2024 dos Jogos da Juventude (Jeesp) marcou a estreia do Tiro com Arco, modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. E a Seletiva Estadual, realizada no Clube Esperia na capital paulista no dia 22 de junho, já deu um vislumbre do futuro promissor que o esporte tem pela frente.
A competição reuniu arqueiros escolares com até 17 anos, que disputavam uma vaga para os Jogos da Juventude. Entre os destaques, o jovem Felipe Fogliarini Tim, do Colégio Advetista de Paulínia, que sagrou-se campeão e se prepara para buscar o ouro na etapa nacional.
Felipe, que já acumula títulos importantes nacionais e internacionais na modalidade, não escondeu a empolgação com a oportunidade de participar do Jeesp: "Participar do Jeesp foi uma experiência bem interessante e vou me esforçar para ter um bom desempenho no brasileiro escolar", afirmou.
Tiro com Arco em Crescimento no Brasil
A estreia do Tiro com Arco no Jeesp é um reflexo do crescimento da modalidade no Brasil. Nos últimos anos, o número de praticantes vem aumentando impulsionado por diversos fatores, como a realização de eventos nacionais e internacionais, a maior visibilidade na mídia e a criação de novos clubes e escolas de tiro com arco.
O Tiro com Arco é um esporte acessível para pessoas de todas as idades e habilidades físicas. Além de ser uma ótima atividade física, também contribui para o desenvolvimento da concentração, disciplina e autocontrole.
Confira a Classificação Final do Jeesp: resultado-tiro-com-arco.pdf (esportes.sp.gov.br)