Seleção Paulista conquista título antecipado com saldo de medalhas inalcançável
Após quase duas décadas de inatividade, os Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) na categoria Sub-18 voltaram à cena em 2024, sob a organização da CBDE. Essa retomada serviu como seletiva brasileira para as Olimpíadas Mundiais Escolares, a Gymnasiade 2024, que ocorrerá em outubro no Bahrein.
Em duas etapas emocionantes, Aracajú e Maceió sediaram as seletivas nacionais, com o TIMESP, como são conhecidos os atletas escolares de São Paulo, dominando ambas as ocasiões no quadro geral de medalhas.
Com um total de 58 medalhas (27 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze) e faltando apenas uma seletiva a ser realizada nas modalidades de Basquete 3x3 e Vôlei de Praia, o TIMESP já assegurou o título de tetracampeão dos JEB's, feito histórico que se soma ao sucesso de 2021, 2022 e 2023.
O domínio do TIMESP nos JEBs se reflete no tetracampeonato conquistado desde a retomada dos jogos em 2021. Vale destacar que a grande maioria dos atletas do TIMESP passou pelas seletivas estaduais do Jeesp - Jogos Escolares do Estado de São Paulo, competição que reúne mais de 200 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Estado. ´
O Jeesp é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, em parceria com as Secretarias de Educação, Paradesporto e Direitos da Pessoa com Deficiência, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e, execução da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo – FEDEESP.
Oportunidades de Crescimento
Para o judoca escolar Gustavo Reis, da Escola Estadual Américo Virginio dos Santos da cidade de Botucatu, que participou de quatro edições do Jeesp e 4 edições do JEB's, as competições escolares foram cruciais para seu desenvolvimento na modalidade. "Eu fiquei muito feliz em participar destas competições escolares, elas foram muito importantes acima de tudo pelo nível técnico dos meus adversários", afirmou o judoca.
Na seletiva de Maceió, o TIMESP conquistou 03 vagas para o Mundial Gymnasíade com os judocas Rafaela Rodrigues e Fernando Mitsuda, ambos da Escola Estadual Fernão Dias Paes da capital paulista, e Juliana Yamasaki do Colégio Delta, também da capital. Com essas vitórias, São Paulo garante 22 vagas para o Mundial.
Mas as chances de novas vagas e medalhas não param por aí!
A seletiva de Basquete 3x3 e Vôlei de Praia, que acontecerá entre os dias 1° e 6 de agosto na cidade de Palmas/Tocantins, promete ainda mais emoções e conquistas para o TIMESP.
TIMESP: Um Legado de Excelência
O tetracampeonato dos JEB's antecipado é um marco histórico para o TIMESP, consolidando o time como referência nacional e internacional no esporte escolar. Essa conquista é fruto de um trabalho árduo e dedicado, que envolve atletas, treinadores, equipes de apoio e, principalmente, o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, por meio do Jeesp e a Fedeesp que a 24 anos trabalha em prol do desporto escolar paulista.
O futuro do TIMESP é promissor, com a promessa de novas conquistas e a formação de atletas de alto nível que representarão o Brasil no cenário mundial.