CBW e CBDE nota Conjunta JEBs

A CBDE e a Confederação Brasileira de Wrestling emitiram nota conjunta para os atletas convocados para o JEBs Sub 18.

A nota na íntegra pode ser lida clicando aqui.

A CBW realizará após o último dia de copetição da modalidade no JEBs o Campeonato Brasileiro de Wrestling Sub 17. E pela parceria a CBDE arcará com os custos de hospedagem e alimentação para os atletas convocados pela FEDEESP para participar no campeonato Brasileiro.

Leia a nota na íntegra e abaixo as questões mais comuns geradas por essa parceria entre as confederações.

A sessão “10 perguntas e 10 respostas” está de volta. Em virtude das dúvidas geradas pela realização do Jebs Sub-18 e do Campeonato Brasileiro Sub-17, na mesma semana e cidade, fruto da parceria inédita entre a Confederação Brasileira de Wrestling e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar, a CBW vai responder os principais questionamentos.

1) O Campeonato Brasileiro Sub-17 e o Jebs Sub-18 são o mesmo torneio?


NÃO. Os Jogos Escolares Brasileiros Sub-18 de Wrestling é um torneio e o Campeonato Brasileiro de Wrestling Sub-17 é outro. Pela primeira vez os dois vão acontecer em datas próximas, na mesma semana e na mesma cidade, Aracaju, capital do Sergipe. O Jebs Sub-18 acontece dias 22 e 23 de maio e o Brasileiro Sub-17 dia 24 de maio.

2) Estar inscrito no JEBs Sub-18 garante minha participação no Campeonato Brasileiro Sub-17?


NÃO. Para participar dos JEBS, os atletas devem vencer seletivas para disputar o torneio que vale vaga para a Gymnasiade do Bahrein. Já para participar do Campeonato Brasileiro Sub-17, o atleta deve estar vinculado a uma Federação Filiada, com anuidade em dia e se inscrever até às 17h do dia 24 de abril, pela plataforma de inscrições da CBW.

3) O atleta vai poder lutar as duas competições? Qual a idade limite para participar dos dois campeonatos?


SIM. Apesar de ser Sub-18, os JEBs abrigam atletas que fazem 17 anos em 2024, ou seja, que nascerem em 2007, 2008 ou 2009. A mesma faixa etária do Campeonato Brasileiro Sub-17.

4) Vou lutar o JEBS e o Campeonato Brasileiro Sub-17, preciso pagar outra hospedagem?

NÃO. Os atletas que disputarem o JEBS terão hospedagem e passagem de volta pagos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Os lutadores chegam no dia 21 de maio e só deixam a cidade no dia 25 de maio, um dia depois da realização do Campeonato Brasileiro Sub-17 de Wreslting.

5) Vou lutar apenas o Campeonato Brasileiro Sub-17, a CBDE custeará minha passagem e hospedagem?

NÃO. O atleta que participar apenas do Campeonato Brasileiro Sub-17 terá que arcar com hospedagem e passagem.

6) Quais as vantagens de ter dois realizados em datas próximas na mesma cidade?

As Federações e clubes não precisarão arcar com as passagens e hospedagens dos atletas que forem competir o JEBS Sub-18 e o Campeonato Brasileiro Sub-17 de Wrestling. E podem trazer outros atletas para disputa do Campeonato Brasileiro Sub-17, aumentando o nível do torneio. Além de economizar com as despesas de gastos e hospedagem na passagem dos atletas que disputarão o JEBs Sub-18.

7) Por que o número de contemplados do Programa Bolsa Atleta 2025 deve aumentar na categoria Sub-17?

O Campeonato Brasileiro Sub-17 é o único torneio que concede acesso direto ao Programa Bolsa Atleta, os três primeiros colocados de cada categoria podem pleitear a bolsa, desde que a divisão de peso possua ao menos participantes de cinco estados diferentes. Com os atletas participantes do JEBs Sub-18 que também se inscreverem no Brasileiro Sub-17, mais os atletas que participarão apenas do Brasileiro, a expectativa é que as 30 categorias sejam contempladas e o número de atletas contemplados pelo torneio seja recorde.

8) O JEBs Sub-18 vale vaga para o Programa Bolsa Atleta da faixa etária Sub-17?

NÃO. Apenas o Campeonato Brasileiro Sub-17 e o ranking nacional da CBW Sub-17 valem para o pleito do Programa.

9) Disputei o JEBs Sub-18, sou obrigado a participar do Campeonato Brasileiro Sub- 17?

NÃO. O atleta que disputar o Jebs Sub-18 e optar por não lutar o Brasileiro Sub-17 perderá uma oportunidade única. O Brasileiro Sub-17 é o único que concede vaga direta ao pleito do Programa Bolsa Atleta e vale pontos importantes no Ranking da CBW.

10) Essa iniciativa já aconteceu alguma vez na história da modalidade?

NÃO. A Confederação Brasileira de Wrestling e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar realizam pela primeira vez essa parceria de realizar seus dois principais campeonatos nacionais da faixa etária em prol do desenvolvimento do esporte de base e estudantil.

fonte: https://www.cbw.org.br/noticia/3140/10-perguntas-e-10-respostas-sobre-jebs-sub-18-e-o-campeonato-brasileiro-sub-17-de-wrestling-2024

 

 

FEDEESP - Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo © 2024 - Site By JKA

Pesquisar