A emoção do esporte escolar atinge seu ápice no próximo dia 14 de outubro. O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) será o palco da Grande Final Municipal de Atletismo da XVII Olimpíadas Estudantis da Cidade de São Paulo.
A partir das 10h, mais de 300 estudantes-atletas de diferentes regiões da cidade são aguardados para a disputa final das provas.
Pela primeira vez na história, os jogos das Olimpíadas Estudantis da Cidade de São Paulo serão transmitidos ao vivo. A cobertura completa e exclusiva ficará por conta do canal FedeespTV no YouTube, levando a competição para a casa de toda a comunidade escolar.
Para Marcos Borghi, Coordenador de Esportes Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, a transmissão ao vivo representa um avanço significativo:
"É uma excelente oportunidade para a família e a comunidade escolar acompanharem de perto o talento e a dedicação dos nossos jovens atletas. A visibilidade que a transmissão proporciona é fundamental para incentivar a prática esportiva na base. Estamos muito felizes em levar as emoções do nosso Atletismo Municipal para a tela de todos."
Celeiro de Talentos Nacionais e Internacionais
As Olimpíadas Estudantis, promovidas pela Prefeitura de São Paulo através da Secretaria de Educação desde 2007, consolidaram-se como um celeiro de talentos, por onde já passaram milhares de estudantes.
Estudantes revelados nas edições anteriores já alcançaram voos internacionais, representando o país em competições mundiais.
Exemplo disso são os atletas Camila Silva dos Santos (EMEF Prof. Ernesto de Morais Leme), Gustavo Henrique Chaga dos Santos (EMEF Theo Dutra) e Erick de Oliverio Coimbra (EE Jair Toledo de Xavier), que brilharam e representaram o Brasil nos Jogos Mundiais da Fisec este ano, realizados em Budapeste, na Hungria.
Gustavo Henrique Chaga dos Santos, aluno da EMEF Theo Dutra, é um veterano do campeonato, tendo competido em 2023, 2024 e se preparando para a edição deste ano. Para ele, o evento é inesquecível, especialmente após sua escola conquistar o título de campeã geral em uma das etapas.
"O pódio que ficou na minha memória foi o da Seletiva da Fedeesp, e a classificação para o mundial escolar," revela Gustavo, com a alegria de quem viu o esporte transformar seu futuro.
Para não perder a hora do início da competição e acompanhar cada prova do Atletismo, acesse o link da transmissão e ative o sininho de lembrete no YouTube: