O evento escolar sub-14 começou em Uberlândia (MG) e a delegação paulista já assume a liderança do ranking, com desempenho fulminante nas piscinas nas primeiras disputas.
A edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), sediada em Uberlândia (MG), começou com o pé direito para o Time São Paulo (TIMESP). Visando a conquista do inédito pentacampeonato na categoria sub-14, a equipe paulista abriu as competições com uma performance espetacular na natação, assumindo prontamente a liderança do quadro de medalhas.
A supremacia foi estabelecida logo no primeiro dia de disputa. No quadro de medalhas atualizado em 7 de outubro, o TIMESP já somava 12 medalhas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. Essa contagem inicial não apenas garantiu o primeiro lugar no ranking geral, mas também colocou o estado à frente de potências como Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.
A modalidade aquática, mais uma vez, provou ser um dos pilares da delegação. A imediata e consistente performance nas piscinas de Uberlândia é o reflexo do intenso trabalho de base e do comprometimento dos jovens atletas, selecionados principalmente nas classificatórias dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).
Essa largada é fundamental para o estado, que busca estender sua hegemonia nacional. São Paulo vem de uma sequência histórica de quatro títulos consecutivos. Para se ter uma dimensão da força da equipe, no último JEB’s (2024, em Recife), o TIMESP encerrou a participação com um total de 85 medalhas (38 ouros, 25 pratas e 22 bronzes), garantindo o tetracampeonato e pavimentando a ambição do quinto título.
As conquistas iniciais refletem o talento e o espírito esportivo das escolas paulistas, que seguem determinadas a levar o nome de São Paulo ao topo e a demonstrar que o esporte educacional é motivo de orgulho. O TIMESP segue firme em Uberlândia, focado em manter a liderança e avançar no caminho do pentacampeonato.
O sucesso da delegação é resultado de uma parceria estratégica entre as secretarias estaduais de Esporte e da Educação e a Fedeesp, que sustentam e viabilizam o esporte escolar de São Paulo no cenário nacional.