São Paulo Sediará o Maior Evento Paralímpico Escolar do Mundo; TIMESP Busca 14º Título

São Paulo confirma, mais uma vez, sua vocação como capital nacional do paradesporto ao se tornar, em novembro, o epicentro mundial das Paralimpíadas Escolares 2025, sediando o maior evento do planeta voltado ao esporte jovem, onde o TIMESP buscará o histórico 14º título consecutivo.

A capital paulista se transformará no maior palco do esporte escolar inclusivo do mundo com a realização das Paralimpíadas Escolares 2025. O evento, que reunirá jovens atletas de todas as 27 Unidades da Federação, acontecerá em duas etapas distintas, totalizando duas semanas de intensa programação competitiva, entre os dias 17 e 22 e de 24 a 29 de novembro.

Considerado o maior evento do planeta voltado ao esporte escolar paralímpico, a competição contará com a disputa de 15 modalidades. Para garantir o melhor fluxo organizacional, as provas foram distribuídas em dois períodos.

Na primeira semana de disputas, entre 17 e 22 de novembro, o calendário esportivo inclui: atletismo, badminton, futebol de cegos, goalball, taekwondo, tênis em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. Já na segunda etapa, de 24 a 29 de novembro, a programação será dedicada ao basquete 3x3 em cadeira de rodas, bocha, halterofilismo, futebol PC, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado.

Além de ser uma importante plataforma de integração entre os estados, a competição é reconhecida como a principal vitrine para a descoberta de novos talentos que, futuramente, poderão representar o Brasil em Jogos Paralímpicos.

A força do esporte paralímpico de São Paulo, que sediará o evento e tem o TIMESP (Time São Paulo) como um de seus maiores expoentes, é alicerçada nas seletivas estaduais (Jeesp), anualmente promovidas pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, e executadas pela Fedeesp.

É com base nesta estrutura consolidada que o TIMESP entrará em quadras e piscinas com o objetivo de conquistar seu 14º título consecutivo nas Paralimpíadas Escolares, um feito que, se concretizado, comprovará a inigualável hegemonia e a força do Paradesporto paulista no cenário nacional.

Com duas semanas de programação e a energia contagiante dos jovens atletas, as Paralimpíadas Escolares 2025 prometem consolidar São Paulo como o centro da inclusão, da diversidade e do alto rendimento esportivo escolar no país.

© 2025 FEDEESP - Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo - Site by JKA

Pesquisar