Finais da competição estadual definem representantes paulistas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's)
A temporada 2025 dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp) chegou ao fim na última sexta-feira, dia 29, com a definição dos campeões da categoria sub-14 com a finalíssima Etapa IV do Campeonato que é a disputa das equipes vencedoras da Etapa I (Rede Pública Estadual e Escolas Técnicas Estaduais) x as escolas vencedoras da Etapa II (Rede Pública Municipal, Rede Privada e Escolas Técnicas Federais). As equipes e atletas que saíram vitoriosos nas disputas coletivas e individuais se classificaram para representar São Paulo nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), que acontecem em outubro na cidade de Uberlândia, Minas Gerais.
Organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e execução da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp), a competição contou com mais de 3800 estudantes inscritos de 183 municípios nas finais, que foram realizadas em quatro cidades: Lindoia, Águas de Lindóia, Socorro e Itapira. A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo reafirma o compromisso com o esporte escolar como ferramenta de transformação, oferecendo a esses estudantes a oportunidade de viver experiências únicas, competir em alto nível e representar suas escolas com orgulho.
Entre os destaques da competição, a região do ABCD Paulista se sobressaiu, conquistando vitórias em cinco modalidades. O Colégio Arbos, de São Caetano do Sul, se destacou ao vencer no futsal e no tênis de mesa feminino. Mauá garantiu o título no vôlei masculino com o Colégio Leonardo da Vinci, enquanto o Colégio Ábaco, de São Bernardo do Campo, venceu no handebol masculino e o Colégio Educandário Santo Antônio, de Santo André, no tênis de mesa masculino.
As escolas públicas também fizeram bonito. A E.E. Ismael Iglesias, de Caraguatatuba, e a E.M.E.F Professora Maria Aparecida Araújo, do Guarujá, garantiram suas passagens para o JEB's após conquistarem os títulos no xadrez masculino individual e no handebol feminino, respectivamente.
Jaqueline Silva, técnica do time de handebol masculino do Colégio Ábaco, celebrou a vitória e a oportunidade de ir para o campeonato nacional: "O Jeesp é o momento que nossos atletas mais aguardam. É um campeonato que oferece a oportunidade para esses jovens evoluírem e se integrarem com alunos de outras escolas. Agora vamos para o JEB's com o foco de repetir a campanha vitoriosa do ano passado e conquistar esse bicampeonato." Na final, o time de Jaqueline venceu a E.E. Prof. Alberto F. Rezende, de Louveira, por 30 x 15.
Confira abaixo todos os representantes do TIMESP no JEBS SUB 14 em Uberlândia.
Campeões da Finalíssima Jeesp sub-14:
- Basquete feminino: Colégio Feb (Barretos)
- Basquete masculino: Colégio Amorim (Capital)
- Futsal feminino: Colégio Arbos (São Caetano do Sul)
- Futsal masculino: Colégio Drummond Penha (Capital)
- Handebol feminino: E.M.E.F Professora Maria Aparecida Araújo (Guarujá)
- Handebol masculino: Colégio Ábaco (São Bernardo do Campo)
- Tênis de mesa feminino: Colégio Arbos (São Caetano do Sul)
- Tênis de mesa masculino: Colégio Educandário Santo Antônio (Santo André)
- Vôlei feminino: Colégio Amorim Santa Teresa (Capital)
- Vôlei masculino: Colégio Leonardo da Vinci (Mauá)
- Xadrez feminino individual: Colégio Santa Cecília (Santos)
- Xadrez masculino individual: E.E. Ismael Iglesias (Caraguatatuba