Última etapa das seletivas individuais do maior evento de esporte escolar do estado define vagas para jovens talentos no paradesporto.
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é o palco, de 30 de junho a 3 de julho, da última etapa do Jeesp Paralímpico e conta com as modalidades de natação, goalball e judô. A competição, voltada para alunos de 11 a 18 anos matriculados nas redes de ensino pública e privada do estado, busca identificar e desenvolver novos talentos do paradesporto.
As seletivas do JEESP Paralímpico já contaram com disputas acirradas em modalidades como atletismo físico e intelectual, badminton, tênis de mesa, tênis em cadeiras de rodas, bocha, futebol PC (paralisados cerebrais) e vôlei sentado. Agora, com natação, goalball e judô, o evento completa o ciclo de seleção de atletas que representarão o estado nas Paralimpíadas Escolares.
"O JEESP paralímpico é um bom termômetro para medirmos a mobilização de municípios e equipes de todo o estado em torno do paradesporto. Essa competição é um importante ponto de partida para esses jovens atletas na busca por um lugar no alto rendimento", afirmou a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Coronel Helena Reis.
A competição é organizada em uma parceria estratégica entre as Secretarias Estaduais de Esportes, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação, além da Fedeesp. Os atletas com os melhores índices nesta fase classificatória garantem vaga na delegação do TIMESP, que disputará os Jogos Escolares Brasileiros Paralímpicos, marcados para novembro, também em São Paulo.
Para Murilo Beira, atleta paralímpico escolar de atletismo e halterofilismo, o impacto do esporte é profundo. "O esporte mudou minha vida por completo. Sou muito grato ao Governo do Estado por criar uma iniciativa tão bacana como o JEESP. Graças a ele, tenho a possibilidade de crescer na modalidade, representando São Paulo nas Paralimpíadas Escolares em mais de uma modalidade e, quem sabe, estar também representando o Brasil em um ciclo paralímpico", destaca Murilo, sublinhando o potencial transformador do programa.
No dia 2 de julho, a seletiva de natação paralímpica escolar será transmitida com exclusividade na Fedeesp TV, permitindo que mais pessoas acompanhem o desempenho dos competidores e o potencial desses jovens atletas.
Programação das Seletivas:
30/06/2025:
8:00 - 12:00: Chegada dos atletas.
14:00 - 18:00: Classificação Funcional Natação (Piscina) e Seletivas de Goalball (Arena do Goalball) e Judô (Arena do Judô).
01/07/2025:
8:00 - 12:00: Classificação Funcional Natação (Piscina) e Seletivas de Goalball (Arena do Goalball) e Judô (Arena do Judô).
14:00 - 18:00: Seletivas de Goalball (Arena do Goalball) e Judô (Arena do Judô).
02/07/2025:
8:00 - 12:00: Seletivas de Goalball (Arena do Goalball), Judô (Arena do Judô) e Natação (Piscina).
14:00 - 18:00: Seletivas de Goalball (Arena do Goalball), Judô (Arena do Judô) e Natação (Piscina).
03/07/2025:
Retorno dos atletas para suas casas.