Fedeesp - Esporte Escolar Fedeesp - Esporte Escolar Fedeesp - Esporte Escolar

Notícias

Campeonato de minibasquete acontece neste sábado no CEU Anhanguera
 
 

Campeonato de minibasquete acontece neste sábado no CEU Anhanguera

11/11/2017


Evento é mais uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Fedeesp

Mais de 400 crianças entre 11 e 14 anos de idade tiveram a oportunidade de conhecer e praticar, neste sábado, uma das modalidades esportivas mais praticadas no mundo: o basquete.

Com uma proposta de integrar, valorizar e conquistar mais adeptos a prática esportiva, principalmente entre crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo (SEME) em mais uma parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo – Fedeesp promoveu o campeonato minibasquete.

O evento, realizado no CEU Parque Anhanguera contou com a participação de alunos e professores de escolas municipais, estaduais e entidades ligadas ao basquete.

O mini basquetebol é um jogo adaptado às condições físicas, técnicas e psicológicas de crianças na faixa etária entre 7 e 11 anos. Ele busca fazer com que a criança pratique o esporte de forma lúdica e prazerosa sem as cobranças que são comuns na competição institucionalizada.

As diferenças entre o basquete convencional e o minibasquete estão mais próximas na organização do jogo. São 4 tempos de 8 minutos (podendo ser modificado de acordo com a faixa etária), cesta mais próxima do solo (2,60m), obrigatoriedade de participação de todos (pelo menos em dois tempos do jogo), bola menor, não há linha de três pontos e a arbitragem não precisa necessariamente ser feita por árbitros e sim por jovens com idade mais avançada. Outra característica que o difere é a possibilidade de adaptações às regras em função dos praticantes e das condições locais.

Normalmente a mesma quadra de basquetebol convencional é utilizada à prática da modalidade, mas pode-se usar a quadra na transversal diminuindo-se o número de jogadores.

Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo
Fale conosco:

11 2397-0243

Rua Líbero Badaró, 101
12º andar, Centro - SP
Fax: 11 4081-8723